terça-feira, 30 de outubro de 2007

Copa de 2014 é no Brasil. Bom?


Agora é oficial. A copa de 2014 é no Brasil. Depois de mais de cinco décadas de espera, o Comitê Executivo da Fifa confirmou nesta terça-feira, na sede da organização, em Zurique, na Suíça.

Após confirmar a Alemanha como sede do Mundial Feminino de 2011, o presidente da Fifa, Joseph Blatter, fez o tão aguardado anúncio abrindo o envelope com o resultado da votação por volta de 12h36m (de Brasília). Todos os 20 membros do Comitê Executivo da Fifa votaram a favor da candidatura do Brasil.

- O país que produziu os melhores jogadores do planeta, que tem cinco títulos mundiais, terá o direito, mas também a responsabilidade, de sediar a Copa em 2014 - disse Joseph Blatter, que salientou em seu discurso que o fato de a Colômbia ter desistido da candidatura à Copa de 2014 não facilitou a escolha do Brasil como sede da competição.

O dirigente suíço também fez questão de elogiar a irreverente apresentação da comitiva brasileira, que aconteceu cerca de três horas antes do anúncio oficial. A delegação brasileira foi composta, entre outras personalidades, pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, o craque Romário e até o escritor Paulo Coelho, que arrancou risos do Comitê Executivo da Fifa ao fazer uma comparação aa paixão do brasileiro pelo futebol com o sexo.

Blatter também salientou em seu discurso que o fato de a Colômbia ter desistido da candidatura à Copa de 2014 não facilitou a escolha do Brasil como sede da competição. Após receber a taça da Copa do Mundo das mãos de Blatter, Lula assegurou ao presidente da FIFA que o Brasil estará, de hoje até 2014, se preparando para realizar uma das maiores Copas do Mundo da história.

- O mundo terá a oportunidade de ver o que o povo brasileiro é capaz de fazer. O futebol para nós, brasileiros, não é apenas um esporte, mas uma verdadeira paixão.

Com a confirmação da Fifa, o país do futebol voltará a receber um Mundial, fato que não acontecia desde 1950, quando o Brasil acabou perdendo na final pelo Uruguai, por 2 a 1, fazendo a torcida em massa no Maracanã chorasse. Agora, o Brasil tem até o dia 31 de outubro de 2008 para anunciar quais são as cidades que receberão os jogos.

Ao todo, são 18 capitais de todo o país concorrendo para receber os jogos. A Fifa recomenda ao Brasil que escolha apenas dez sedes. No entanto, devem ser indicadas 12 localidades, como nas Copas de 2006, na Alemanha, e de 2002, no Japão e na Coréia do Sul.

Os concorrentes são: Belém (PA), Belo Horizonte (MG), Brasília (DF), Campo Grande (MS), Cuiabá (MT), Curitiba (PR), Florianópolis (SC), Fortaleza (CE), Goiânia (GO), Maceió (AL), Manaus (AM), Natal (RN), Porto Alegre (RS), Recife (PE), Rio Branco (AC), Rio de Janeiro (RJ), Salvador (BA) e São Paulo (SP).

Eu arrisco nas cidades: Belém, Belo Horizonte, Brasília, Curitiba, Florianópolis, Maceió, Natal, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo.

Nestas cidades, 14 estádios serão reformados para receber o Mundial. Em outras quatro, as arenas ainda serão construídas, todas no Nordeste. Em Maceió, será a Arena Zagallo. Em Natal, o Estádio Estrela dos Reis Magos. E mais a Arena Recife-Olinda, em Pernambuco, e a Arena Bahia, em Salvador.

Apesar de toda a festa pelo anúncio do Brasil como sede da Copa de 2014, vale ressaltar que o evento não está completamente garantido. Não existe um decreto ou lei que obrigue a Fifa a garantir a realização do torneio no país. A organização pode nomear outro país como sede se o Brasil não cumprir várias obrigações que estão no caderno de encargos. Caso isso aconteça, pode acontecer com o Brasil o mesmo que aconteceu com a Colômbia. Em 1986, o país perdeu a candidatura para o México justificando que não tinha dinheiro para terminar as obras necessárias à criação da infra-estrutura exigida pela Fifa.

Entre os ítens analisados pela Fifa, estarão, por exemplo: uso da verba disponível para o evento, venda de ingressos, estádios, estrutura para treinamentos, facilidades para a mídia, possibilidade de realização de congressos e eventos, segurança, telecomunicações, transportes, capacidade de acomodação.

No Morumbi, que possivelmente vai abrir a Copa do Mundo, está prevista para arrumar:

- Redução da capacidade para 70 mil pagantes, além de disponibilizarem 565 lugares para convidados e 6 mil lugares para imprensa;
- Melhorias na iluminação. Os 256 refletores passarão de 1500 lux. Para 2000 lux por ponto;
- Acessos diferenciados para: torcedores, convidados, imprensa e funcionários (FIFA e do estádio);
- Um novo túnel de entrada no campo, para que as duas equipes possam entrar juntas no gramado;
- Melhorias para imprensa como:
No térreo: auditório para 150 pessoas mais três estúdios para fotógrafos;
No segundo pavimento: Espaço reservado para imprensa escrita com capacidade de 2 mil lugares. 241 acentos para rádio e TV, e também um centro de imprensa para 600 jornalistas.
No pavimento superior: Na área central da arquibancada, teremos uma área coberta para 60 pontos de rádio e TV, e uma capacidade de 180 jornalistas.
- Heliponto ao lado do estádio;
- Instalação de geradores;
- Telões, placares eletrônicos e um novo sistema de som.

Além de reformar a parte de fora, como:

- Disponibilidade de 60 mil vagas de estacionamento, com a possibilidade de serem subterrâneas;
- entrega da estação de Metro próxima ao estádio (aprox. 1200 mts.);
- Finalização da Perimetral (via que fará o percurso entre a Marginal Pinheiros e o estádio);
- Revitalização da área do bairro de Paraisópolis;
- E a conclusão do Rodoanel, que interligará os três aeroportos do estado (Congonhas, na capital, Cumbica, em Guarulhos, e Viracopos, em Campinas) além do Porto de Santos.

E também foi confirmado que o estádio terá uma cobertura. A informação foi dada pelo arquiteto Ruy Ohtake durante o programa “Arena SporTV”. Ohtake, contratado pelo São Paulo para comandar o projeto, apresentou desenhos de como ficará o estádio tricolor. Com a cobertura, os quase 70 mil torcedores que cabem no Morumbi não ficarão expostos ao sol ou à chuva.

Na tarde desta terça-feira, o São Paulo Futebol Clube, através do seu presidente, Juvenal Juvêncio, apresenta oficialmente o projeto de adequação. Além da estrutura para cobrir as arquibancadas, outras obras serão feitas, como a ampliação da sala de imprensa e a construção de um edifício-garagem.

- O planejamento é para que a cobertura da arquibancada fique pronta até 2013 - informa Ruy Ohtake.

Craques possíveis da Copa:

Para 2014, analisei uns possíveis craques e jovens que poderão jogar e arrenbentar aqui no Brasil. Provavelmente, algumas estrelas de hoje não vão ser. Ronaldinho Gaúcho, por exemplo, vai estar com 34 anos. Kaká, com 32. Beckham, Ronaldo, Owen, Totti, Figo, Henry, entre outros, provavelmente já estarão curtindo suas aposentadorias.

Por isso, nomes como os de, Messi, Giovani dos Santos e Fábregas devem brilhar. Confira abaixo uma lista de jogadores que podem estar no auge.


Nome: Rensing
Posição: Goleiro
País: Alemanha
Idade atual: 23 anos
Idade em 2014: 30 anos
O goleiro é reserva de Oliver Kahn no Bayern de Munique e logo será titular na equipe. Fez um partida memorável contra o Milan, com grandes defesas quase impossíveis de se executar.


Nome: Aquilani
Posição: Meia
País: Itália
Idade atual: 23 anos
Idade em 2014: 30 anos
É considerado a jóia do Roma e tido como o provável substituto de Totti tanto no time da capital quanto na Azzurra.


Nome: Drenthe
Posição: Lateral-esquerdo/meia
País: Holanda
Idade atual: 20 anos
Idade em 2014: 27 anos
Destaque da seleção da Holanda no Campeonato Europeu Sub-21, Drenthe vem aos poucos ganhando espaço no Real Madrid.


Nome: Fábregas
Posição: Volante
País: Espanha
Idade atual: 20 anos
Idade em 2014: 27 anos
Destaque absoluto do Arsenal, da Inglatera, Fábregas é considerado á grande esperança da seleção espanhola e é um dos cotados para ganhar o prêmio de melhor do mundo.


Nome: Giovani dos Santos
Posição: Meia-atacante
País: México
Idade atual: 18 anos
Idade em 2014: 25 anos
O 'clone' de Ronaldinho, Giovani, filho de pai brasileiro, foi destaque no título mundial sub-17 do México em 2005 e já está na seleção principal.


Nome: Lionel messi
Posição: Atacante
País: Argentina
Idade atual: 20 anos
Idade em 2014: 27 anos
Já é uma realidade, mas ainda é tão novo, que pode ser o grande comandante da Argentina no Mundial de 2014, como Riquelme é hoje.


Nome: Micah Richards
Posição: Zagueiro/lateral
País: Inglaterra
Idade atual: 19 anos
Idade em 2014: 26 anos
Capitão do Manchester City, sensação do Inglês, Micah já vem sendo regularmente convocado pelo English Team.


Nome: Adu
Posição: Atacante
País: Estados Unidos
Idade atual: 18 anos
Idade em 2014: 25 anos
Aos 15 anos era comparado a Pelé e já defendia a seleção sub-17 dos EUA. Atualmente atua no Benfica, de Portugal.

Nome: Nasri
Posição: Meia
País: França
Idade atual: 20 anos
Idade em 2014: 27 anos
Na França, já dizem que ele é o substituto de Zidane. Eu curto muito o futebol deste garoto, tem habilidade, é ágil e matador. Atualmente está no Olympique e já vai sendo convocado para a seleção principal da França.


Nome: Nani
Posição: Meia/atacante
País: Portugal
Idade atual: 20 anos
Idade em 2014: 27 anos
Famoso por cambalhotas arriscadas, Nani atua no Manchester ao lado de C. Ronaldo e já vem sendo chamado por Felipão.


Nome: Ribéry
Posição: Meia - ofensivo
País: França
Idade Atual: 23 anos
Idade em 2014: 30 anos
Canhoto e com 1,75m de altura, conseguiu a vaga de titular na seleção francesa, ao lado de Zidane, no Mundial de 2006. Em 2007, Ribéry tranferiu-se para FC Bayern München.


Nome: Karin Benzema
Posição: Atacante
País: França
Idade Atual: 20 anos
Idade em 2014: 27 anos
É o melhor marcador do campeonato francês, com uma impressionante média de 1 gol por jogo (11 gols). Na seleção francesa ele já disputou 40 jogos e fez 20 gols. Já é considerado um novo Thierry Henry na França.


Nome: Theo Walcott
Posição: Atacante
País: Inglaterra
Idade Atual: 17 anos
Idade em 2014: 24 anos
Jogava na segunda divisão inglesa, no time do Southampton, até que em 2006 foi contratado pelo Arsenal. Marcou 4 gols em 21 partidas entre 2004 e 2006. É um jovem habilidoso e rápido, que entra pra dar velocidade ao jogo. Grande revelção do English Team.


Nome: Denílson
Posição: Volante
País: Brasil
Idade Atual: 19 anos
Idade em 2014: 26 anos
O jovem volante do Tricolor foi vendido ao clube inglês na metade deste ano, por mais de US$ 6 milhões, e é a promessa do time da terra da Rainha para as próximas Ligas. No Arsenal, Denílson usa a camisa número 15.


Nome: Breno
Posição: Zagueiro
País: Brasil
Idade Atual: 18 anos
Idade em 2014: 25 anos
Revelado no São Paulo FC, o jovem zagueiro foi vendido a poucos dias para o Bayern de Munique. É novo, mas já tem aparência de um experienete na posição.


Nome: Bojan Krkic
Posição: Atacante
País: Sérvia (ou Espanha)
Idade Atual: 17 anos
Idade em 2014: 24 anos
Na selecção espanhola sub-17 foi eleito o melhor jogador de Europa agora está na selecção sub-21. E na temporada 2007/2008 foi promovido a equipe principal do Barcelona, e com isso foi o jogador mais jovem a atuar em uma edição da Liga dos Campeões da Europa.


Outros prováveis craques para 2014 ainda surgirão, mas por enquanto é só...

Nenhum comentário: