domingo, 9 de setembro de 2007

Tecnologia pode evitar mortes em campo

A tecnologia vem avançando a cada ano no futebol, a cada dia é inventado algo novo. Assim como foi inventado os aparelhos para os árbitros se comunicarem, agora foi inventado um chip que pode evitar mortes em campo, como a do lateral-esquerda do Sevilla, Antonio Puerta. Chamada de Spotchip, a invenção permite que seja detectada com antecedência a vulnerabilidade de um jogador para este tipo de problema.

O chip analisa as principais variabilidades genéticas, podendo detectar os atletas com maior predisposição a ter uma complicação cardiorrespiratória. A inovação observa 17 genes que são associados às capacidades física e matabólica.

Os testes são feitos a partir do DNA extraído de uma mostra de saliva ou de sangue. O exame tem 99,9% de chances de estarem corretos.

Essa nova ferramenta também facilitará que novos talentos em potencial sejam identificados, além de planejar diferentes treinamentos, baseado-se na capacidade biomecânica e fisiológica de cada jogador.

Esse será um bom invento para o futebol. Acredito que ajudará bastante, porque nos últimos 4 anos, eu me lembro de 5 mortes em campo.

Nenhum comentário: