quinta-feira, 15 de março de 2007

Flamengo ganha e fica na liderança do grupo 5

FICHA TÉCNICA: PARANÁ 0 x 1 FLAMENGO

Local: Estádio Durival de Brito, em Curitiba (PR)
Data: 14 de março de 2007, quarta-feira
Horário: 21h45 (de Brasília)
Árbitro: Leonardo Gaciba (Fifa-RS)
Assistentes: Altemir Hausmann (Fifa-RS) e Roberto Braatz (Fifa-PR)

Cartões amarelos: Beto (Paraná); Souza, Juninho Paulista (Flamengo)
Cartão vermelho: Neguete (Paraná)

PARANÁ: Flávio; João Vítor (Joélson), Daniel Marques e Neguete; André Luiz, Xaves (Vinícius Pacheco), Beto, Gérson e Egídio; Josiel e Henrique (Lima)
Técnico: Zetti.

FLAMENGO: Bruno; Leonardo Moura, Ronaldo Angelim, Irineu e Juan; Paulinho, Renato, Renato Augusto e Juninho Paulista (Leandro Salino); Roni (Léo Medeiros) e Souza (Leonardo)
Técnico: Ney Franco.


O Flamengo não se intimidou com o fato de jogar longe de casa e acabou com a invencibilidade do Paraná Clube até aqui na Copa Libertadores. Jogando na Vila Capanema, o Rubro-Negro carioca fez 1 a 0 sobre o Tricolor paranaense. O jogo teve um lance triste, depois do bate-rebate na zaga do Paraná,o atacante do Flamengo Souza,chutou a bola,mas no mesmo tempo o jogador do Paraná João Vitor,apoiava o braço enfrente a bola. Aconteceu uma fratura exposta.

No primeiro tempo, as duas equipes começaram dispostas a adotar a cautela para não serem surpreendidas logo no início. Mesmo assim, o Flamengo chegou com perigo pela primeira vez logo aos seis minutos, quando Neguete errou na zaga paranista e permitiu que Roni dominasse e entrasse em velocidade na área. O flamenguista, entretanto, foi interceptado dentro da área e caiu pedindo pênalti, marcação não atendida. O juiz acertou.

Aos 12, foi a vez do Paraná demonstrar poder de fogo. André Luiz bateu escanteio e Josiel cabeceou para o chão. O goleiro Bruno, entretanto, conseguiu fazer a defesa e evitar o primeiro gol do jogo. Depois foi a vez do Flamengo,que aos 19 minutos criou uma oportunidade perigosa de gol. Souza mandou uma bola na trave depois de um cruzamento de Juan,para o alívio dos paranaenses.

Assim, a abertura do placar da Vila Capanema aconteceu logo na seqüência. Aos 22 minutos, Leonardo Moura chegou à linha de fundo e cruzou para Renato, que cabeceou fácil para encobrir Flávio. O Paraná depois disto viu que o Flamengo se encolheu no campo de defesa e começou a pressionar,mas não conseguiu o gol de empate. Fim de primeiro tempo.

Na etapa complementar, porém, o Paraná voltou com mais velocidade, mas com a mesma falta de pontaria. Um bom exemplo aconteceu aos 22 minutos, quando Vinícius Pacheco deu bom passe para Josiel, que completou a jogada com um cruzamento rasteiro. Na área, Pacheco fez o corta-luz e deixou Joélson livre, mas o meio-campo chutou longe do gol do Flamengo.

Chance do gol só teve essa no segundo tempo, mas em um dos contra-ataques rápidos do Flamengo, o atacante Souza ,após um bate-rebate na defesa do Parná, chuta a bola perto dol gol,mas só depois ele viu o que ele fez. No momento do chute, o jogador do Paraná caía sentado e apoiava o braço esquerdo no campo,Souza chutou o seu braço e acabou deixando João Vitor com uma fratura exposta(foto acima).

Souza depois do jogo comentou sobre o lance e disse que não foi por maldade. “Estou muito triste com o que aconteceu, pois tinha como objetivo chutar a bola e acabei acertando o garoto. Peguei a bola e o braço dele ao mesmo tempo. Todos me conhecem no futebol brasileiro e sabem que nunca fiz uma maldade com ninguém. Isso é algo que abala bastante e desde já estou na torcida para que ele volte a jogar o mais rapidamente possível. Vou rezar muito por ele” disse.

Segundo os médicos que participaram da cirurgia de João Vítor, o zagueiro antes de entrar na sala de operação afirmou que não guarda mágoas de Souza por entender também que o lance foi casual. A previsão é que João fique três meses afastado dos gramados e para o alívio de Souza e de muitos,a operação foi um sucesso,mas que doeu,isso doeu...

Melhor jogador em campo: O melhor em campo foi o meia rubro-negro Renato Augusto,que fez o gol da vitória e nas horas de aperto voltava para roubar a bola quando o Paraná atacava. Ele fez isso muito bem. Jogou com raça e determinação e ajudou o Flamengo a ficar com a liderança do grupo 5 da Libertadores.

Pior jogador em campo: Se Renato Augusto ajudou muito o Flamengo,o atacante Souza foi muito pelo contrário. Tudo bem que ele quebrou o braço do zagueiro do Paraná,mas isso não veio ao caso,porque ele não foi por maldade. Ele errou pelo menos,uns 3 gols e não fez diferença como fez na goleda com o Madureira pela final da Taça Guanabara.

Destaque: Não teve outro destque a não ser a fratura exposta do zagueiro do Paraná João Vitor.

Nenhum comentário: