sábado, 18 de agosto de 2007

Momentos marcantes do primeiro turno

Terminado o primeiro turno do Campeonato Brasileiro (com exceção dos três jogos adiados do Flamengo contra Cruzeiro, Vasco e Juventude), eu fiz uma lista de fatos que mais chamaram a atenção do público.

Finalmente o "Gol 1000"

Demorou, mas saiu. No dia 20 de maio, Romário fez, de pênalti, o milésimo gol da carreira, segundo suas próprias contas. Foi o terceiro do Vasco na vitória por 3 a 1 sobre o Sport, em São Januário, pela segunda rodada. Particulamente não considerei o milésimo, acho que falta muito ainda pro Romário chegar ao mil e muito menos chegar ao Pelé. Mas valeu, agora o futebol brasileiro tem 2 goleadores e ficou mais conhecido pelo mundo.

O Brasil perdeu mais um jogador jovem

Por R$ 37,5 milhões, o Internacional negociou Alexandre Pato com o Milan. O jogador de 17 anos marcou cinco gols pelo Colorado no Brasileirão antes de ir embora. No dia do embarque para a Itália, centenas de torcedores foram ao aeroporto dar adeus ao ídolo. Muitos falam que ele é um craque mas eu acho ele parecido com o Romário, lá na barraca, matador e tem velocidade. Foi uma ótima renda pro Colorado, mas o Brasil perde mas um jogador e pode perder o Carlos Eduardo do Grêmio.

Mais um estádio para o Brasil

No dia 30 de junho, o Botafogo venceu o Fluminense por 2 a 1, na inauguração do estádio João Havelange, o Engenhão, na Zona Norte do Rio de Janeiro. O tricolor Alex Dias marcou o primeiro gol do estádio, mas o Alvinegro virou o jogo com dois de Dodô. O estádio foi feito para os jogos Pan-americanos, é uma maravilha de estádio, tem tecnologia de ponta e agora Flamengo, Botafogo e Fluminense estão brigando para ficar com a posse dele.

Quase o Botafogo perde um craque

Em grande fase, o Botafogo liderava o campeonato quando foi supreendido pela notícia de doping de Dodô, por uso de um remédio para emagrecer. O exame feito após a vitória sobre o Vasco deu positivo. No primeiro julgamento, o atacante foi suspenso por 120 dias. Oito dias depois, apresentou uma contra-prova, acabou absolvido em novo julgamento e voltou a jogar. Mas depois que ele foi absolvido não voltou a apresentar o mesmo futebol de antes, só fez 2 gols. Um golaço de falta contra o Figueirense e outro de pênalti contra o Corinthians.

A possível salvação do Flamengo

Em crise e na zona de rebaixamento, o Flamengo demitiu o técnico Ney Franco após o empate em 2 a 2 com o Corinthians, no Morumbi. No lugar dele, entrou um velho conhecido dos rubro-negros: Joel Santana, que salvou o time do sufoco em 2005. Ney Franco ganhou pelo Flamengo a Copa do Brasil e o Campeonato Carioca.

Tristeza Tricolor

No duelo entre Botafogo e São Paulo, a nota triste ficou por conta da contusão do equatoriano Reasco. O lateral são-paulino fraturou a tíbia e a fíbula da perna esquerda após levar uma entrada de Luciano Almeida e não joga mais este ano. A foto abaixo mostra a perna dele como ficou. Agora o Tricolor, depois da venda do Ilsinho para o Shaktar, conta com um lateral apenas. O jovem Jackson e Souza jogou o Campeonato Brasileiro ano passado como lateral e pode ser aproveitado nessa posição também.


Ida e volta rápida

Pouco mais de três meses depois de deixar o Inter, Abel Braga foi convidado a voltar. E o comandante das conquistas da Libertadores e do Mundial de Clubes de 2006 aceitou o convite para assumir o lugar de Alexandre Gallo. A reestréia foi animadora: vitória por 1 a 0 sobre o Goiás, no Beira-Rio lotado. Abel que foi o técnico Colorado mais vitorioso na história do Inter.

A perda do melhor volante do campeonato

Josué fez sua última partida pelo São Paulo no sábado, dia 11 de agosto, na vitória por 2 a 0 sobre o Atlético-PR, no Morumbi. O cão-de-guarda tricolor foi negociado com o Wolfsburg, da Alemanha, por quase R$ 4 milhões, depois de três anos defendendo a camisa são-paulina. Ao se despedir dos companheiros, ele pediu a conquista do penta e disse que vai fazer questão de receber a sua medalha. Josué que junto com Mineiro ajudou muito o São Paulo, ganhou um Campeonato Paulista, uma Libertadores, um Mundial e um campeonato Brasileiro (ou dois). Mas acho que ele deveria ficar para esperar outras propostas.

A terceira perda Tricolor

O lateral Ilsinho do São Paulo, foi vendido ao Shaktar Domnéstic por aproximadamente 11 milhões de reais. Ele chegou ao Tricolor ainda jovem, das categorias de base do Palmeiras, ganhou o Campeonato Brasileiro, foi o melhor lateral do campeonato, despertou o interesse de muitos e saiu agora para o clube ucraniano, onde jogava o ex-Santos, Elano
.

Nenhum comentário: