quarta-feira, 29 de agosto de 2007

Semana triste para o futebol mundial

Cerca de 300 pessoas se reuniram hoje por volta das 18h30m (horário da Espanha) diante do Hospital Virgen del Rocío, em Sevilha, no qual morreu o lateral-esquerdo espanhol Antonio Puerta.

Os torcedores, muito comovidos pela notícia, tiveram que ser retirados do hall do hospital para não atrapalharem seu funcionamento.

O grupo se concentrou então na entrada da instituição, onde muitos não conseguiram conter as lágrimas ao se lembrarem do jovem jogador, que acabou perdendo a vida por causa da falência múltipla dos órgãos proveniente de uma parada cardíaca que sofreu no último sábado, durante a estréia do Getafe no Campeonato Espanhol. Por sinal, estava assistindo o jogo. O lance foi normal, o jogador do Getafe arrancou pela direita e tentou enfiar a bola para a área, mas a bola saiu. Depois, Puerta se agachou e caiu em campo. O goleiro Palop e Jesus Navas foram ajudá-lo enquanto os médicos corriam dentro do campo.

Minutos depois tudo voltou ao normal, Puerta se levantou e saiu andando com os médicos do Sevilla. Porém foi substituído, mas achei que ele já estava bem e só saiu por preucaução do clube. Logo depois veio a notícia que ele estava mal e não agüentou.

Com palavras de ordem como "Te lembraremos" e "O gol de nossas vidas" - em referência ao gol decisivo de Puerta nas semifinais da Copa da Uefa de 2006 -, os torcedores quiseram homenagear o jogador, cujo corpo foi velado na noite de ontem no estádio do Sevilla.

Seis horas antes da abertura das portas do local do velório, já havia uma grande concentração de torcedores nas proximidades do estádio.

Enquanto isto, os jogadores do Sevilla retornam da Grécia, onde deveriam ter disputado hoje a partida de volta da terceira fase preliminar da Liga dos Campeões contra o AEK Atenas, confronto que fica adiado até a próxima segunda.

Quem compareceu ao hospital no qual Puerta faleceu foi o lateral brasileiro Daniel Alves, que não seguiu com sua equipe para a Grécia.


Gol que ficou na história

Diante da trágica morte do lateral-esquerdo Puerta, a imprensa espanhola tenta afagar familiares e fãs do jovem que vestiu apenas a camisa do Sevilla em sua carreira profissional, que durou três anos - de 2004 a 2007. Um golaço, marcado de trivela na semifinal da Copa Uefa de 2006 contra o Schalke, é destacado pelos principais meios de comunicação do país. Na oportunidade, Puerta substituiu Adriano aos 32 minutos do segundo tempo. O tempo regulamentar terminou com um empate em 0 a 0, mesmo placar do jogo de ida, realizado em Gelsenkirchen. Com isso, a partida teve de ir para a prorrogação.

Aos 11 minutos do primeiro tempo da prorrogação, uma bola foi levantada na área do Schalke e Puerta invadiu, pelo lado esquerdo, em alta velocidade e emendou com uma bomba. O gol garantiu a vitória por 1 a 0 e a classificação o Sevilla para a final da competição, decretando a festa no Estádio Ramón Sánchez Pízjuan.

Na decisão, o Sevilla goleou por 4 a 0 o Middlesbrough e levou a taça, pondo fim a um jejum de 58 anos sem conquistas.

Foi uma das belas homenagens que o Sevilla fez ao jogador, que ajudou o clube a ganhar um título que não vinha a tanto tempo.


O Mundo do Futebol lamenta a morte

"Foi um choque brutal para mim quando soube. Não entendo como o coração de uma pessoa tão sadia como um atleta que treina diariamente possa falhar. Sinto uma grande dor pelo falecimento de Puerta. Era um garoto alegre, uma pessoa muito boa. Atuei com ele quase um ano, todos gostavam muito dele. Era um grande jogador."

Julio Baptista – Real Madrid


"É um acontecimento que me deixa triste, pois trata-se da morte de um companheiro de profissão, jovem, de um futuro promissor, e que vinha trabalhando tranqüilamente e acabou sofrendo algo súbito. Espero que Deus traga conforto para o coração dos seus familiares."


Diego - Werder Bremen


"O Real Madrid se solidariza com a dor da família de Antonio Puerta e deseja mandar um forte abraço a todos os dirigentes e torcedores do Sevilla após esta notícia que surpreendeu o mundo do esporte em geral e o do futebol em particular."


Comunicado oficial do Real Madrid


"Hoje é um dia muito triste para o futebol mundial. Familiares, saibam que o Barcelona está à sua disposição para o que precisarem."


Puyol – Barcelona


"Sem dúvida, esta terça-feira é um dos dias mais tristes do Sevilla. A canhota de diamante que, no dia 27 de abril de 2006, mudou nossa vida, nos abandonou."

José Maria del Nido, presidente do Sevilla, sobre o gol de Puerta que classificou o clube para sua primeira final de Copa da Uefa


"Puerta serviu de exemplo a tantos outros ao longo de sua infelizmente curta mas intensa vida esportiva, dolorosamente interrompida. Ele contribuiu muito para o engrandecimento do Sevilla."

José Luis Rodríguez Zapatero, presidente do Governo da Espanha


"É uma lástima, uma grande perda para o futebol espanhol, um menino jovem que tinha uma projeção extraordinária, que já tinha estreado na seleção. Uma pena."

Raúl, atacante do Real Madrid


Carta em homenagem ao jogador


O Sevilla presto, em seu site oficial, uma bela homenagem ao jogador diante de um carta:

" Mais calmos do que na primeira aparência que teve antes dos meios, o último o sete do presidente Jose Maria del Nido fêz um descurso direto dos microfones da rádio SFC. Tentado surportar a perda da canhota de diamante que mudou a história do Sevilha FC”. Del Nido indicou que Puerta “tentou viver", mas por gravíssimas seqüelas do ataque cardíaco, não resistiu. A verdade é que nós não suportaremos a perda séria que nós tivemos de Antonio, por sua juventude, de seu poder físico, sua capacidade de futebol, sua bondade para fazer as coisas, por seu sevillismo, por seu profissionalismo… Partiu-se um de nós. Talvez, omaior de nós. Estou certo de que eu, juntamente com os dirigentes do Sevilla, apoiaremos os parentes e amigos do jogador. Jose Maria reconheceu que “fui de corpo aberto para o hotel onde era do delegado o UEFA, porque nós não estávamos indo convencer ele, das gravíssimas cicunstâncias que havia ocorrido, mas sim para pedir o apoio de Michel Platini e todos seus colaboradores com Maria Villar, que se comportou muito bem, compreendeu que era o momento de que o UEFA suspendesse o confronto na Grécia, porque não era possível ser disputado na igualdade das circunstâncias". O AEK também não se conformou com o acontecido. Del Nido apontou que, agora vão continuar de cabeça erguida. “Essa foto de Antonio em Sanchez Pizjuán nos escurecesse a mente e nós não podemos pensar de que a vida não continuará. Devemos remover as lembranças, para seguir em frente, embora seja difícil.
nós fomos honrar o jogador e prestar uma grande homenagem no velório e mais uma vez afirmo, que, colocaremos todos nas dispodição da sua família para o que precisarem.”. No final, o presidente agradeceu ao multidão de pessoas e as organizações, pela sustentação contínua que ofereceram a Antonio Puerta. “Agradeço o hospital, Virgen of the Dew pelo tratamento que ocorreu a Antonio e a sua família, a todos os meios maciços, a todas as autoridades públicas, do rei ao presidente do governo e dos ministros do interior". Foi feita uma reunião de Andalusia com o presidente Chaves com o conselheiro da saúde, a todos os clubes e entidades de futebol, do mais perto, o Betis, ao mais distante, a UEFA e a FIFA, todos os aqueles que mostraram seu solidarismo com a família de Antonio Puerta e o próprio… A frase final de todos foi: "Nós nunca esqueceremos do que esse jogador nos mostrou”. Muito obrigado Antonio Puerta.

Sevilla Fc


Milhares de pessoas dão adeus a Puerta



Milhares de pessoas estiveram no velório do jogador do Sevilla Antonio Puerta, no Estádio Ramón Sánchez Pizjuán, nesta quarta-feira. Representantes de clubes espanhóis, técnicos, dirigentes e jogadores prestigiaram a despedida do jogador. Representantes do Real Bétis e do Milan, adversário do Sevilla na próxima sexta-feira, em Mônaco, pela Supercopa da Europa, já confirmaram presença no velório.

Na fachada do Sánchez Pizjuán, foram erguidos altares improvisados para dar o último adeus ao jogador. A multidão carrega bandeiras do Sevilla e de outros times da Espanha.

Adeus Puerta.

Nenhum comentário: